Bento Azevedo

O Brasil passou a ocupar o quarto lugar no ranking entre os países com mais edificações comerciais sustentáveis, informou a Sustentech, empresa de assessoria de projetos sustentáveis para edificações novas e existentes. O país só é superado nos chamados Green Buildings pelos Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos.

Este ano, a expectativa é que dos cerca de 700 prédios considerados verdes computados em 2012o número deve chegar a 1.050 unidades. Segundo a empresa, o conceito de edificações deixa de ser uma estratégia de marketing para se consolidar como oportunidade para reduzir custos.

Mesmo com a estimativa favorável, a Sustentech diz que ainda há muito que avançar na assimilação do conceito de sustentabilidade. Para se ter uma ideia, as construções Green Building nos Estados Unidos representam 15% do mercado da construção. No Brasil, o percentual fica entre 1% e 2%.

Entre exemplos de incentivo à sustentabilidade, a cidade do Rio de Janeiro conta com uma política que concede benefícios fiscais como desconto em IPTU para edificações verdes, mas em São Paulo, a iniciativa depende de ações do mercado.

 

FONTE: Jornal Brasil Econômico
DATA: 25/01/2013