Na hora de colocar um imóvel à venda, geralmente o proprietário faz uma pesquisa de preço para avaliar como está o mercado ou pede ajuda a um corretor. Porém, outro hábito, não muito comum entre quem vai vender imóvel, pode ajudar a valorizar o negócio: a realização de pequenos reparos. “Alguns consertos como trocar um azulejo quebrado, pintar a janela enferrujada ou substituir aquela maçaneta estragada, por exemplo, podem ajudar a valorizar o imóvel. Dependendo do tipo de alteração estética, o valor final do negócio pode aumentar em até 20%”, avalia o professor Luiz Carlos Wicnewski, do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões).
Para o professor, que é especialista em patologias da construção civil, alguns cuidados são essenciais e deixam o imóvel mais atrativo na hora de vender. “A pintura é um dos primeiros itens notados por quem está interessado em comprar a casa ou o apartamento. Se as paredes estão sujas ou desbotadas, isso pode demonstrar falta de cuidado com o ambiente. Outro ponto bastante analisado são infiltrações aparentes com manchas na tintura. Certamente, isso não causará uma boa impressão em quem está visitando o imóvel, pois pode demonstrar problemas estruturais. Nesse caso, é imprescindível a resolução do problema”, orienta.
De acordo com o especialista, dependendo do tipo de manutenção que deverá ser feita, o proprietário não terá um gasto elevado no orçamento e também não precisará de muito tempo para a reforma. “Quando falarmos em reforma as pessoas associam a uma grande obra ou mudança no ambiente. Na verdade, bem pelo contrário, o proprietário deverá listar pequenas coisas que deixou de fazer durante os anos e que sabe que são necessárias. A primeira coisa que o comprador vai ver será aquele defeito que parecia sem importância”, lembra.
Segundo o professor, qualquer tipo de manutenção no imóvel antes da venda tem que ser vista como um investimento que terá retorno no final. “Isso também vai auxiliar no tempo de anúncio do imóvel, que poderá ser menor. Se o comprador vê que a residência está em boas condições de manutenção, ele se sentirá mais seguro com a compra e esse pode ser um diferencial para fechar o negócio”, analisa Wicnewski.
Fonte: Paraná Shop
Data: 17/07/2013