Bento Azevedo

Os dados sobre vendas de imóveis novos no Brasil retratam um momento de forte crescimento no mercado imobiliário: entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, houve aumento de 39,8% das vendas destas unidades. O avanço resultou na comercialização de 171.627 unidades, gerando um volume de negócios de cerca de R$ 50,6 bilhões, conforme dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em colaboração com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O destaque fica por conta dos segmentos de médio e alto padrão (MAP) e do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), com este último liderando em arrecadação. O MAP cresceu 15% na quantidade de unidades vendidas e 22,1% no valor de vendas, apesar de uma pequena redução nos lançamentos. Já o MCMV registrou R$ 27,7 bilhões, um aumento expressivo de 65,3% no valor em comparação ao ano anterior. Os resultados indicam um ajuste nos estoques e um otimismo no setor.

A expansão do mercado é atribuída ao cenário político-econômico favorável, incluindo a redução da taxa Selic, que torna o financiamento habitacional mais acessível e estimula o investimento em imóveis.

A Abrainc também ressalta o impacto positivo das iniciativas governamentais voltadas para a habitação popular e a importância de manter condições estáveis para o financiamento imobiliário para o desenvolvimento econômico e social do país.

Fonte: Diário do Comércio