Bento Azevedo

casa_1_250614A construção civil está em um processo de evolução contínua e inova cada vez mais na busca de soluções práticas e eficientes para o setor. Com design diferenciado e altamente sustentável, o sistema de construção modular da empresa Sustentábil foi lançado recente ao mercado de Curitiba e região.

Com pedido de patente depositado, o sistema tem estrutura à base de aço carbono e fechamento das paredes com perfis de aço galvanizado e pode ser utilizado na construção de casas e edifícios comerciais e residenciais de até seis andares. “O fechamento externo é feito com placas de steel frame e o interno com drywall. O miolo é preenchido com lã de pet, que promove o isolamento térmico e acústico do edifício”, explica Cleuton Carrijo, diretor de marketing e sustentabilidade da empresa.

O sistema modular permite construções a partir de 40 m², seja para a edificação de casas populares ou de prédios de médio e alto padrão, além de residências customizadas para a cidade, praia e campo. Em princípio, a empresa atenderá localidades em um raio de até 300 quilômetros de Curitiba.

O valor do metro quadrado para as construções populares, segundo Carrijo, é de cerca de R$ 1 mil. Para as edificações de médio e alto padrão, o custo sobe para a partir de R$ 1,8 mil o metro quadrado construído.

Sustentabilidade

Os módulos em aço são produzidos dentro da fábrica e transportados prontos – já com as instalações hidráulicas e elétricas – para o canteiro de obra, ou são carregados em painéis para que a finalização da montagem seja realizada diretamente no terreno.

O sistema ainda é considerado ecoeficiente porque não utiliza água, não gera resíduos e tem todos os materiais adquiridos de fornecedores que seguem normas e legislações ambientais. “Nosso produto sai da fábrica com zero resíduo e com a neutralização e mapeamento das emissões de carbono, além de ser feito à base de aço carbono, um dos poucos materiais que tem um ciclo de vida infinito”, explica Carrijo.

A velocidade de entrega e a redução dos custos são outras vantagens da tecnologia industrializada Sustentábil, pois o tempo de construção cai pela metade se comparado a uma obra de alvenaria convencional. “O prédio ainda pode ser desconstruído e reconstruído em outro local e apresenta durabilidade entre 50 e 80 anos com baixíssima manutenção”, diz.

Dois protótipos do sistema construtivo estão instalados e podem ser visitados (com agendamento prévio) no Campus Curitiba, sede Ecoville, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com a qual a Sustentábil tem acordo de cooperação técnica para o aprimoramento da tecnologia.

Fonte: Gazeta do Povo | 25/06/2014 | SECOVI/SP