Com o objetivo de melhorar a energia vital dos ambientes, esta antiga técnica chinesa pode lhe ajudar a ter ótimas noites de sono
Criar um quarto aplicando as técnicas do Feng Shui pode ser uma abordagem misteriosa e antiga para a decoração, mas que na verdade consiste em um uso intuitivo e intencional do espaço. “Feng Shui tem tudo a ver com melhorar seu ambiente, tornando-o o melhor possível para seu próprio desempenho nos vários aspectos de sua vida”, diz Cliff Tan, influenciador do TikTok e autor de Feng Shui Modern (Feng Shui Moderno, em tradução livre). “É sobre aplicar o bom senso e o instinto.”
Essa afirmação é ainda mais real quando se trata de aplicar o Feng Shui em um quarto – criando um santuário do mundo exterior. “É o seu lugar para recarregar e esquecer as tarefas da vida cotidiana”, diz Tan. “O objetivo é criar um local neutro, onde você não pense e sua mente relaxe.” Confira sete elementos do Feng Shui fáceis de implementar para trazer uma energia calmante para o seu quarto:
1) Posicione a sua cama corretamente
Como a cama é o elemento mais importante do quarto, você deve colocá-la na posição de comando – ou seja, um lugar onde você possa ver a porta (mas não esteja na linha direta dela) e com a cama escorada em uma parede sólida. “[No feng shui] a posição de comando satisfaz uma necessidade muito natural de proteção e, como o próprio nome sugere, um desejo de comandar o espaço ao seu redor”, diz Tan. “Associamos riscos a coisas que não podemos ver ou controlar. Portanto, se sua cama não estiver na posição de comando, você pode se sentir exposto ou vulnerável e, por sua vez, dormir menos profundamente.”
Outra dica é garantir que sua cama seja ancorada por uma cabeceira, aconselha Anjie Cho, arquiteta de interiores e designer de Feng Shui em Nova York. “Uma cabeceira representa estabilidade. O ideal é uma cabeceira sólida sem perfurações, como barras, que podem acabar representando um aprisionamento – em um relacionamento ou consigo mesmo.”
2) Organize a mesa de cabeceira e as gavetas
“A desordem interrompe a energia de um espaço ao bloquear o fluxo”, diz Jill Croka, fundadora da Jill Croka Designs em Tulsa, Oklahoma. “Isso pode levar à estagnação, impedindo você de progredir na vida.” Por isso, é importante organizar qualquer desordem desnecessária. Croka, que tem experiência em design de cura, também sugere espaço livre em gavetas e mesas. Todos os itens e necessidades menores devem ter um lugar, seja um armário, gaveta ou recipiente.
Só não enfie tudo embaixo da cama. “Se você possui espaço, pode ter itens relacionados ao sono, como travesseiros e cobertores, mas não tenha nada emocionalmente carregado, como bagagens, fotos ou cartas do seu ex”, diz Cho. “Quando você está nesse estado passivo de Yin, você realmente absorve essas energias.”
3) Crie simetria
A simetria promove equilíbrio e energia harmônica, segundo Croka, e o mesmo serve para o uso de pares, como duas arandelas de cada lado da cama ou próximas às duas mesinhas de cabeceira. “Quando não for possível ter pares no quarto, use outros elementos – como texto, forma ou cor – para criar equilíbrio ou assimetria intencional”, diz Croka. Por exemplo, quando houver apenas espaço para uma cadeira de leitura no quarto, use uma planta mais alta ou obras de arte na parede para equilibrar o espaço em frente à cadeira.
4) Opte por cores serenas
Cho gosta de cores e padrões que promovam o descanso, o oposto de designs mais ousados e estimulantes, que podem atrapalhar o espaço do sono. Cores neutras ou verdes e azuis pálidos são tons de cura, enquanto os amarelos pálidos trazem o elemento terra como base. “Os roxos podem trazer mais elegância, prosperidade e autoconfiança, e o rosa ou pêssego podem trazer suavidade”, diz ela.
5) Incorpore linhas horizontais
O elemento terra representa estabilidade e acolhimento. “[É] como a Mãe Terra, sempre lá para apoiá-lo”, diz Cho. Uma maneira de trazer uma sensação de estabilidade e calma ao seu quarto é usar linhas horizontais. Pode ser na forma de listras ou um tapete quadrado ou retangular. Mesmo a arte – posicionada no modo paisagem – pode ter um efeito calmante. Deixe de lado as gallery walls ou as peças de arte espalhadas aleatoriamente e tente organizar os objetos em uma fileira. Cerâmica e peças pesadas conversam ainda mais com o elemento terra do Feng Shui.
6) Deixe a tecnologia de fora
Evite itens tecnológicos no quarto, como televisão, computadores e smartphones. Pensando nisso, Tan sugere a escolha de aparelhos analógicos em vez das conveniências modernas, como uma bolsa de água quente para se aquecer no lugar de um cobertor elétrico. “Os eletrônicos são coisas que criam energia artificial em um ambiente onde isso não existiria naturalmente”, diz Tan. “Eles criam luz quando está escuro, criam música quando deveria estar silencioso. Embora seja bom para o entretenimento, isso pode nos confundir quando nos apresentamos em um estado menos consciente, como quando estamos dormindo.”
7) Crie zonas
Para aqueles que têm a sorte de possuir um quarto grande, o espaço pode ser agradável aos olhos, mas difícil de ocupar. Se o seu quarto for muito grande, considere criar zonas. Use tapetes para ancorar cada área, como o espaço para dormir, sentar e relaxar. “Espaços grandes têm muita energia e movimento, pense em um terminal de aeroporto ou shopping, dificultando encontrar uma âncora”, diz Tan. “A casa, por outro lado, deve ser um lugar aconchegante e protegido. Segmente para criar zonas íntimas que permitam fazer mais associações humanas com o espaço.”
Fonte: Casa Vogue