O castelo francês Château d’Armainvilliers, que já pertenceu a um rei de Marrocos, foi anunciado por € 425 milhões, cerca de R$ 2,3 bilhões (na atual cotação). A venda, se for concretizada, transformará o palácio na residência privada mais cara do mundo.
Localizada na região de Seine-et-Marne, nos arredores de Paris, a mansão foi construída no final do século 19 sobre as fundações de um castelo do século 12.
A propriedade pertencia ao império bancário da família europeia Rothschild antes de ser adquirida pelo rei Hassan II, de Marrocos, na década de 1980.
O filho de Hassan II vendeu a propriedade após a morte do seu pai em 2008. O atual proprietário é desconhecido. Agora, o imóvel regressou ao mercado com o valor exorbitante.
Acredita-se que o monarca marroquino tenha feito uma série de reformas e melhorias no castelo, que possui mais de 2.500 m², 100 quartos, mil hectares de terreno e até um lago privado.
A família real marroquina adicionou ao palácio uma sala de banho turco, um salão de beleza e um centro médico e odontológico. Os espaços foram totalmente equipados para que os moradores pudessem receber cuidados de alta qualidade sem sair de casa. O interior foi decorado com mosaicos e azulejos marroquinos clássicos.
Na propriedade há, ainda, um conjunto de estábulos grandes o suficiente para abrigar 50 cavalos. Debaixo do castelo, há uma enorme rede de túneis, cozinhas, câmaras frigoríficas, espaços de armazenamento e alojamentos para funcionários.
Fonte: Casa e Jardim