Bento Azevedo

O Square Station, novo condomínio em Miami (EUA), está oferecendo um desconto de US$ 100 por mês para os moradores que não usarem a vaga de estacionamento. Pela legislação da cidade, cada apartamento tem direito a pelo menos uma garagem. Mas como o prédio fica ao lado de uma estação de metrô, o Grupo Melo, incorporadora gerida por uma família argentina, quer incentivar o uso do transporte público.

“Queremos que as pessoas não usem carros”, disse o empresário Martin Melo ao site da revista Fast Company. “Viagens diárias devem ser feitas por transporte público”, acrescentou.

O Square Station tem duas torres de 34 andares. Dos 710 apartamentos, 75% estão ocupados. O condomínio foi erguido em uma região da cidade que, desde 2010, viu sua população crescer 40%.

Poucos moradores estão aderindo à oferta de US$ 100. Segundo Carlos Melo, sócio de Martin, muitos moradores gostam de ter um automóvel para viagens no fim de semana.

“A geração mais nova, especialmente as pessoas que moram perto do trabalho, percebem que não precisam de carros próprios”, disse Carlos. Se as pessoas precisam ir a algum lugar de automóvel, elas podem utilizar aplicativos como o Uber ou o Lyft. O transporte público ou a bicicleta devem ser a primeira opção sempre”, ressaltou.

Carlos diz acreditar que os empreendimentos imobiliários sem espaço para carros ainda vão levar algum tempo para se tornar realidade. Ele e o irmão Martin esperam que a redução de custos um dia favoreça a opção pelo transporte público.

Fonte: Época Negócios