Confira 7 dicas de higiene em casa para combater o Coronavírus
1 – Retire os sapatos antes de entrar em casa
Mesmo com as recomendações para ficar em casa, precisamos sair para ir ao mercado, à farmácia, pagar contas e outras obrigações. Além disso, algumas empresas não podem parar e há bastante gente indo trabalhar. Nesses casos, é preciso tomar alguns cuidados ao voltar.
O ideal é não entrar em casa com os sapatos que estava na rua e deixá-los do lado de fora até serem desinfetados.
2 – Tire as roupas assim que chegar em casa
O melhor seria tirar a roupa antes de entrar em casa, mas isso nem sempre é possível. Então, quando chegar da rua, troque imediatamente de roupa e coloque as peças para lavar ou ponha no cesto de roupa suja. Mas não chacoalhe as vestimentas, porque isso espalha o vírus se estiverem infectadas.
3 – Faça uma limpeza profunda na residência
A casa deve ser limpa todos os dias para eliminar possíveis infecções nos ambientes. Pelo menos uma vez por semana deve ser feita uma limpeza profunda em toda a casa para retirar qualquer foco do coronavírus.
Todos os móveis e objetos devem ser desinfetados com álcool 70% e o chão deve ser lavado com uma mistura de água e alvejante. As maçanetas das portas e as janelas devem ser limpas com água, sabão e água sanitária.
Já o banheiro deve ser lavado diariamente e a água sanitária deve ser utilizada na higienização do ambiente.
Para quem está trabalhando em regime home office, é interessante limpar o local de trabalho duas vezes ao dia.
4 – Use luvas para a limpeza
A limpeza deve ser feita com luvas domésticas, pois se algum ambiente ou parte da casa estiver infectado pelo coronavírus as luvas protegem a pele do contato. Antes de serem utilizadas novamente precisam ser lavadas e secas com o mesmo cuidado que as mãos.
Além disso, se houver alguém na casa com coronavírus ou em suspeita, o recomendado é utilizar uma luva diferente para o ambiente em que a pessoa está. Se o infectado não for idoso ou criança, ele mesmo deve fazer a higiene do cômodo para não espalhar o vírus aos outros membros da família.
5 – Limpe as compras antes de guardar
Quando saímos para ir ao mercado, temos contato com diversas pessoas que podem estar infectadas. Além disso, as superfícies e os produtos são tocados por diversas pessoas, por isso o risco de estarem infectados pelo coronavírus é muito alto.
O vírus permanece nos ambientes até 9 dias, então devemos desinfetar as compras ao chegar em casa. Frutas, verduras e legumes devem ser lavados com uma mistura de água e água sanitária.
Para fazer a higiene dos alimentos devem ser imersos em uma mistura em solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água). As embalagens devem ser limpas em uma mistura de 20 ml do produto para cada 1 litro de água.
Já bolsas, carteiras, cartões de crédito, celulares e chaves devem ser desinfetados com álcool em gel 70%. Além disso, depois de chegar da rua, o ideal é tomar um banho para reduzir as chances de contaminação.
6 – Lave as mãos frequentemente
Levar as mãos ao nariz, à boca e aos olhos é uma das principais formas de contágio do coronavírus. Por isso, é importante lavar as mãos com bastante frequência durante o dia. A forma mais efetiva de fazer a higiene é usar água corrente e sabão, lavando bem entre os dedos e limpando bem as unhas.
O álcool em gel 70% pode ser usado para desinfetar as mãos, mas apenas quando não é possível usar água e sabão. As mãos devem ser secas com uma toalha limpa.
7 – Não compartilhar toalhas e lavar roupas de cama com mais frequência
As toalhas de banho e de rosto não devem ser compartilhadas para evitar a propagação do coronavírus. Além disso, as roupas de cama devem ser trocadas e lavadas com mais frequência, principalmente nos casos em que há pessoas infectadas em casa.
Para ter mais informações sobre cuidados e formas de prevenção, é importante acompanhar o site do Ministério da Saúde. Além disso, o portal sempre divulga novidades sobre o vírus, inclusive sobre o número de casos confirmados e mortes.
Outra forma de ficar por dentro das melhores formas de prevenção contra o Covid-19 é baixar o aplicativo Coronavírus SUS, que oferece dicas para não ser infectado e mostra como identificar os sintomas da doença. O app está disponível para Android e iOS.
Fonte: MRV Engenharia