A utilização de recursos sustentáveis chegou de vez aos canteiros de obras. E a preocupação, além de beneficiar o meio ambiente, também acaba por gerar economia para os próprios moradores. Medidores individuais de água, luz ou gás, objetivando a redução do consumo, estão entre as alternativas adotadas e que tem proporcionado reduções de até 40% nos gastos mensais, no caso de faturas de água, por exemplo.
Há, ainda, lixeiras para coleta seletiva de lixo, sistemas de captação de água pluvial para reaproveitamento, tintas à base de água, aquecimento solar e a gás, bacias sanitárias econômicas, elevadores econômicos, que evitam que duas cabines subam e desçam ao mesmo tempo, gastando energia desnecessária, entre muitas outras inovações. Entre as empresas que apostam na construção sustentável, a Proeng Construtora se destaca. A maioria das obras realizadas pela construtora segue esse conceito, como é o caso do Itaparica Exclusive, localizado em Itaparica, Vila Velha.
O empreendimento aposta na utilização de tintas à base de água, captação e utilização de água da chuva para áreas comuns e bacias sanitárias com descarga inteligente, que geram uma economia de até 30% se comparada com a descarga tradicional, entre outros. O imóvel de uma torre conta com 104 unidades distribuídas em 13 pavimentos, de dois quartos com suíte, que serão entregues com armários na cozinha, banheiro e quartos, proporcionando praticidade e economia na hora de mobiliar o imóvel.
Lista com algumas medidas sustentáveis adotadas pela Proeng Construtora:
– Gestão dos resíduos de materiais de construção
– Envio da madeira da obra para reciclagem
– Tintas à base de água
– Captação e utilização de água da chuva para áreas comuns
– Medição individual de água
– Bacias sanitárias econômicas
– Lixeira para coleta seletiva de lixo
– Elevadores econômicos
FONTE: Portal Folha Vitória
DATA: 20/03/2013