O Santander abriu uma nova linha de crédito pessoal, a “Use Casa Mais”, que aceita imóveis já alienados em outros financiamentos como garantia de pagamento. A iniciativa foi possível graças ao Marco das Garantias (lei 14.711), que entrou em vigor no fim de 2023 e passou a autorizar o uso de um mesmo imóvel como garantia de mais de um empréstimo.
As taxas mensais da linha de crédito variam de 1,05% (operações até 12 meses) a 1,69% (no limite de 240 meses). Sandro Gamba, diretor de negócios imobiliários do Santander, vê grande potencial para expandir a carteira de crédito imobiliário do banco, que totaliza R$ 60 bilhões. “Antes, só se oferecia crédito em cima de imóveis desalienados. O grande diferencial agora é que todo imóvel pertencente a uma carteira alienada está elegível”, afirma.
Apesar da inovação, existem riscos envolvidos e limites. O valor somado de todos os financiamentos não pode ser maior do que 60% do valor do imóvel, conforme a resolução do Banco Central. Além disso, em caso de inadimplência, há uma ordem a ser seguida na execução das garantias.
O crédito pessoal baseado em garantia imobiliária, também conhecido como home equity, vem crescendo no Brasil. A carteira do mercado chegou a R$ 19,7 bilhões no fim de 2023, um avanço de 19,3% na comparação com 2022, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
Fonte: Broadcast