Mais pessoas estão interessadas em comprar imóveis no Rio e em Porto Alegre, aponta o Índice de Confiança no Setor Imobiliário Loft, produzido em parceria com a Offerwise. Entre janeiro e abril de 2025, a intenção de compra mais que dobrou na capital gaúcha, saltando de 4% para 10%. Na Cidade Maravilhosa, o desejo de adquirir um imóvel nos próximos seis meses subiu de 5% para 10%, no mesmo período.
A mudança coincide com o anúncio de novas regras no programa Minha Casa, Minha Vida, que ampliou o acesso ao financiamento habitacional para faixas de renda mais altas, permitindo a inserção de parte da classe média que estava espremida entre programas habitacionais e altas taxas de financiamento bancário.
“O setor de compra e venda está muito resiliente, mesmo com o aumento da taxa de juros, e agora apresenta até perspectiva de aumento de vendas. A pesquisa aponta que há crescimento da intenção de compra em todas as classes sociais”, afirma Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.
O Índice de Confiança no Setor Imobiliário contou com entrevistas feitas entre 4 e 25 de abril em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, com 1.200 moradores.
A pesquisa mostra também interesse crescente em investir no mercado imobiliário , tanto para valorização quanto para obtenção de renda com aluguel. “É possível que muitos compradores estejam vendo o imóvel como um ativo com bom retorno, especialmente se os juros continuarem elevados e as condições de financiamento forem afetadas” , conclui Takahashi.
Fontes: Zero Hora e Diário do Rio