Os gaúchos são os brasileiros que mais valorizam áreas verdes ao escolher um imóvel para morar, segundo pesquisa da Loft em parceria com a Offerwise. Realizada em junho, com pessoas de 12 estados, o levantamento perguntou quais características são mais valorizadas numa residência ideal.

No Rio Grande do Sul, 57% dos entrevistados apontaram a arborização, ou seja, a quantidade de árvores e áreas verdes nas proximidades, como fator determinante. O Distrito Federal ficou em segundo lugar, com 55% das preferências.

Conheça o ORYGEM, condomínio clube em meio à natureza

Além de “arborização”, a pesquisa listou outras 11 opções, como “vizinhança segura”, “infraestrutura do bairro”, “fácil acesso a vias importantes”, “quintal ou espaço para lazer” e “proximidade do trabalho ou da faculdade”. Em nível nacional, as opções mais citadas foram “vizinhança segura” (65%), “vizinhança tranquila” (61%) e “infraestrutura do bairro” (57%). Os gaúchos, ao que parece, estão pensando além do óbvio.

O resultado indica que empreendimentos que não priorizam questões ambientais podem se tornar menos atrativos, inclusive economicamente. A presença de plantas e jardins é essencial para a qualidade de vida, especialmente em períodos de calor extremo, cada vez mais comuns devido à emergência climática.

Fonte: Zero Hora/Loft