O temor de eventos climáticos extremos, como as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul, tem provocado em brasileiros o desejo de mudar de casa em busca de áreas seguras. Foi o que revelou a pesquisa realizada pela plataforma Loft e pela empresa Offerwise.
De acordo com o levantamento, 27% dos brasileiros disseram que “talvez” mudem de endereço diante de fenômenos como chuvas intensas, secas prolongadas ou ondas de calor e frio. 7% dos ouvidos afirmaram que pretendem se mudar, no entanto, apenas 17% disseram ter recursos suficientes para tal.
“Em todos os recortes que fizemos, como classe social ou região do país, mais da metade dos brasileiros afirmaram já terem sentido efeito de algum evento climático extremo”, afirma Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft. “Já é elevada a quantidade de pessoas que consideram se mudar para evitar eventuais danos, mas aí faltam recursos para muitas delas”, completa.
Dos entrevistados, 30% afirmaram que a tragédia no Rio Grande do Sul afetou de alguma forma o desejo de sair de onde vivem, aumentando para 38% entre as pessoas com 18 a 24 anos.
Levantamento da Place e do Instituto Cidades Responsivas identificou que 437,6 mil domicílios gaúchos foram afetados por enchentes. Mesmo assim, a região Sul apresenta a maior parcela de entrevistados que não pretendem se mudar (71%), enquanto o Nordeste tem a menor proporção de recusa (60%).
Fonte: Valor Econômico