A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) alerta que, durante o verão, é comum que as pessoas encontrem morcegos nas residências. De acordo com a bióloga Soraya Ribeiro, do Programa de Conservação de Fauna Silvestre, a maior parte dos casos relatados envolve espécies insetívoras (comedoras de insetos), que nesta época do ano migram para Porto Alegre.
Ocorre que, nos meses de janeiro e fevereiro, os filhotes estão em fase de aprendizado de voo, saindo para caçar insetos. À noite, quando retornam ao seu abrigo, invadem as residências por errarem a entrada da colônia, instalando-se em um local onde permanecem durante todo o dia, pois são ativos somente à noite.
A recomendação é que o morador não perturbe ou tente retirar o animal, pois trata-se de uma espécie inofensiva. No final da tarde, deve-se abrir as janelas, isolar as outras peças da casa e apagar as luzes. Dessa forma, o morcego saíra novamente. Em locais como o Centro Histórico da cidade, onde existem muitas colônias de morcegos, recomenda-se a colocação de telas nas janelas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3289-7517, do Programa de Conservação de Fauna Silvestre da Smam.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Data: 18/02/2011