A Caixa Econômica Federal vem colecionando números superlativos em relação a financiamentos imobiliários e impacto no setor da construção civil: são 3.296 novos contratos diários, totalizando R$ 917 milhões em crédito concedido e 12 novos canteiros de obras abertos em 24 horas. A instituição detém 68% de participação no mercado de financiamentos imobiliários e 99,5% no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

“Este volume reforça a liderança da Caixa no segmento….Se a Caixa espirra, o grito no mercado é forte”, brinca Raul Gomes, Superintendente Nacional de Habitação Pessoa Jurídica da Caixa.

Em 2024, o banco alcançou R$ 155,6 bilhões em valores contratados, financiando 559,7 mil imóveis, com geração de mais de 1 milhão de empregos. Atualmente, há 1.748 empreendimentos contratados este ano e 8.019 em andamento, com expectativa de mais de 257,3 mil unidades em produção e geração de mais de 1 milhão de empregos.

Por outro lado, a captação de recursos para financiar projetos imobiliários e os próximos passos do MCMV representam desafios. “Vivemos um momento de expansão no crédito imobiliário e isso gera uma pressão no funding, o que indica que mais pessoas estão tendo acesso a financiamento imobiliário”, afirma Gomes.

Segundo o executivo, o MCMV manterá financiamentos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as faixas 1, 2 e 3, além de retomar contratações na Faixa 1 com recursos do Orçamento Geral da União (OGU).

Gomes também aponta um contraste entre vendas e lançamentos diante dos números positivos de concessão de crédito. Nos últimos 12 meses, foram 353 mil unidades vendidas contra 324 mil lançadas. “Os brasileiros estão consumindo todas as unidades disponíveis. Isto significa um desafio e uma oportunidade para as incorporadoras”.

Fonte: Estadão